ATUALIZAÇÃO: Confira também minha entrevista com Rogerio Saladino, parte do Trio Tormenta, no site Movimento RPG.
Fala galera! Aqui é o Vinicius Mendes, host enrolão do Diário de Escrita e um dos organizadores do Curtos & Fantásticos.
No domingo passado aconteceu o Diversão Offline, o maior evento de jogos de tabuleiro da América Latina, e como os públicos de boardgame, RPG e fantasia são muito parecidos, o evento contou também, dentre outras empresas especializadas, com a Jambô Editora, atual lar do universo de Tormenta e também do selo Odisseias, que publicou a versão física do C&F.
Certo, tudo muito legal, mas o que é o Curtos & Fantásticos?
Curtos & Fantásticos é uma antologia de contos de até 1.000 palavras produzida a partir de um concurso realizado pelo Diário de Escrita, uma live semanal do YouTube onde Karen Soarele, Wesnen Tellurian e eu compartilhamos nossas metas semanais de escrita e tiramos sarro da cara de quem não as cumpre. Conquistamos um público fiel e fizemos bons amigos com essas lives, pessoas que compartilham suas rotinas, métodos, dificuldades e vitórias na grande aventura que é escrever. Ao mesmo tempo em que boicotamos nossas auto-sabotagens, nos apoiamos e passamos por isso juntos, tornando o processo de escrita menos solitário.
Com o passar dos episódios, foi crescendo a curiosidade para saber como e o que aquelas pessoas que estavam com a gente ali toda semana escreviam, deixar de nos conhecer apenas como apelidos de Internet em um Vigilantes do Peso literário e nos apresentar como aquilo que realmente somos: escritores, autores e contadores de histórias.
A coisa toda deu um resultado muito mais positivo do que esperávamos: Nossos companheiros escreviam bem e nos fizeram rir, chorar e pensar, uma produção boa demais para ficar restrita a um concurso organizado de forma meio improvisada. A ideia da criação de uma antologia digital para ser distribuída de graça logo recebeu apoio, e não demorou para que o amor de todos os envolvidos pelo projeto, e os contatos de Karen Soarele, rendessem uma edição física pelo novo selo da mítica Jambô Editora.
https://www.instagram.com/p/BwzanBwlnZ6/
E como foi esse lançamento no Diversão Offline?
Seria mais fácil, e igualmente sincero, só dizer que foi incrível. Mas aí eu não estaria cumprindo a meta de escrever um texto sobre o evento, não é?
Três dos vinte autores conseguiram ir no Diversão Offline em São Paulo além de mim: Carlos Perini, autor de Réquiem do anônimo, João Lucas Gontijo Fraga, autor de A agência de empregos em tavernas e Waldir Léo Santos, autor de No quarto escuro. Era a primeira vez que os quatro autores participavam de qualquer evento com a missão de divulgar e vender um livro do qual fizeram parte, e a empolgação era palpável, principalmente a de João Lucas cujos olhos brilhavam em um misto de choque e orgulho cada vez que uma cópia era vendida e um autógrafo pedido. Mas Carlos e Waldir não ficaram atrás, o primeiro passando todo o tempo que pode divulgando o lançamento e conversando sobre a antologia, enquanto o segundo levou esposa, bastante orgulhosa, e o filho, certamente a pessoa mais fofa no Centro de Eventos São Luís.
O grupo de aventureiros inexperientes foi muito bem recebido pela Jambô Editora, incluindo Rogerio Saladino, um dos criadores do cenário de Tormenta, e Álvaro Freitas, um dos atuais autores que produzem para o universo, sendo perdoada até a tentativa de golpe contra a quadrinista Germana Viana, ao tomar o espaço dela na mesa com mais Curtos & Fantásticos quando ela inocentemente saiu para almoçar. Ok, ok, foi só um mal entendido ao rearranjar as obras para tirar algumas fotos, mas essa versão é muito mais legal.
No final das contas, uma grande experiência com os quatro novatos descobrindo um pouco as emoções, o cansaço e as delícias de se estar no lado de lá do balcão. E ao apresentar ao mundo pela primeira vez esse filho com tantos pais e mães diferentes, algumas lições muitos importantes foram aprendidas: Não tente almoçar rapidinho na Bella Paulista em um domingo a tarde; As pessoas compram sim livros pela capa (beijos de luz Karen Soarele capista talentosa); E com dedicação, amor e esforço, é possível realizar muito, inclusive ter seu primeiro projeto lançado em um evento grande com uma editora respeitada.
Com direito até a ser esnobado por global, mas isso já é história para outro post.
Leia o Curtos & Fantásticos gratuitamente