Muitas pessoas me procuram, pedindo conselhos sobre como publicar um livro. Vai demorar um pouco pra eu estruturar um passo-a-passo mais detalhado, mas, por enquanto, deixo para vocês alguns conselhos sobre o que fazer e o que não fazer. São 10 dicas que estarão divididas em quatro posts. Confiram, hoje, as dicas 1, 2 e 3:
1- Tenha sempre um objetivo
Sobre o que fala seu livro? Para quem ele é direcionado? Você já tem um público que comprará seu livro com toda certeza? E, o principal: quantos livros você espera vender?
É muito importante ter uma visão realista do cenário onde você pretende inserir a sua obra. Algumas pessoas escrevem livros apenas para a família, e não esperam vender em livrarias, nem fazer uma grande distribuição. Isso é uma coisa maravilhosa, porque estas pessoas têm um objetivo definido e vão buscar o que precisam, evitando gastos desnecessários. Também existem autores que já possuem um público maior logo de início, como, por exemplo, certos professores que decidem publicar livros sobre suas matérias. Estes terão um público garantido, pois seus alunos provavelmente adquirirão, e por isso será necessária uma tiragem maior.
Com base nos seus objetivos é que você vai estruturar todo o planejamento do seu livro. Então lembre-se: seja realista.
2- Não espere de braços cruzados
Jamais caia no erro de acreditar que existe, por aí, uma editora apenas esperando para receber o seu original. Que seu livro será aceito de primeira, você será recebido com festa e todos ficarão felizes para sempre.
Infelizmente, é muitíssimo difícil para um escritor estreante ser publicado por uma grande editora comercial. Tem muito dinheiro envolvido no processo, e ninguém vai investir às cegas em um autor desconhecido. É por isso que você precisa mostrar serviço. Não digo apenas para as editoras, mas principalmente para os leitores, mostre do que é capaz e esforce-se para que gostem do seu trabalho. Existem muitas formas de fazer isso, mas a melhor é, sem dúvida, publicar você mesmo o seu livro, através de uma editora prestadora de serviços.
Mas cuidado! Como eu já disse, existe muito dinheiro envolvido. Se você mesmo for publicar, vai ter que desembolsar uma nota preta, e precisa planejar tudo direitinho, para não ser em vão. Então pesquise muito bem a editora que fará o serviço, e seja crítico tanto com o trabalho dela quanto com o seu. Como você será o cliente, a editora fará tudo para agradar. Isso pode ser uma delícia no momento, mas lembre-se sempre de se perguntar se você está fazendo tudo da forma mais profissional possível.
3- Fuja das editoras picaretas, confie em quem tem um trabalho consistente
Hoje em dia, é muito fácil abrir uma editora prestadora de serviços, e é por isso que você precisa pensar muito antes de fechar contrato com uma delas. Avalie tudo, converse, questione, revire os sites das editoras! Veja os livros que já foram publicados, as artes das capas, a tiragem que estão te propondo, o custo unitário que vai ficar cada livro, etc.
Leia atentamente a lista de serviços que a editora oferece. O livro será vendido no site da editora? Então avalie a forma de comercialização do site, a página onde o livro ficará exposto, as formas de pagamento disponibilizadas ao leitor, a ferramenta interna de busca, etc. A editora criará um site/blog para o livro? Então analise os sites/blogs que foram criados para os livros que já estão lá. E por aí vai…
E o principal: leia atentamente o contrato antes de assinar! Tenha certeza de que entendeu e concorda com todas as cláusulas, caso contrário, questione. Se ele previr a cessão total-eterna-irremediável de direitos autorais, saia correndo! É claro que existem editoras prestadoras de serviço excelentes por aí. Cabe a você separar o joio do trigo.
Estas foram as três primeiras dicas sobre como publicar um livro. Sábado que vem trarei as dicas 4, 5, e 6, que falarão sobre pequena e grande tiragens, e impressão sob demanda.
Um abraço!!
Karen Soarele
Originalmente publicado no meu blog pessoal: link.